Xrmap

De CLASSE - Classificação de Software Educacional Livre
Ir para: navegação, pesquisa

Telas do programa

Exemplo de Atividade
Exemplo de Atividade

O Xrmap é um mapa do globo terrestre extremamente completo. Contém limites políticos, rios principais e menores, geleiras, lagos, canais, recifes, aeroportos, picos, paralelos e meridianos, diversas localizações e informações sobre elas. É um programa que pode ser usado no ensino de Geografia e para consultas em todas as outras disciplinas.

Faixa escolar (Brasil)

Indicado para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Metodologia de ensino

O programa é mais um banco de dados, onde o aluno consulta as informações de seu interesse.

Utilização

O programa abre com a imagem do globo onde pode-se navegar utilizando o botão esquerdo do mouse. As maiores cidades do mundo estão classificadas e demarcadas por pontos. Clicando com o botão direito sobre estes, abre-se uma tela que contém: O nome da cidade, sua bandeira e a bandeira do seu país e informações como: posição, número de habitantes, território, moeda e habitantes do país. Ainda pode-se consultar o hino do local e seu mapa. Com o Xrmap, pode-se pesquisar sobre qualquer região do globo terrestre. aproximadamente 20000 cidades estão alistadas.

Pode ser muito utilizado no ensino de noções cartográficas e pode ser um instrumento muito interessante para ensinar o aluno a compreender mapas, pesquisar sobre cidades e localizar-se.

A interface é muito clara e sua navegação muito simples.

Manual de utilização do Xrmap

tecla função
Espaço abre o menu
+ aproxima imagem
- distancia imagem
I Mostra/Esconde cIdades
A Mostra/Esconde Aeroportos
P Mostra/Esconde Picos
L Mostra/Esconde outras localidades
E Mostra/Esconde contorno da Terra
T Mostra/Esconde Linhas dos Trópicos/Equador/Ártico
G Mostra/Esconde linhas de latitude e longitude
E Mostra/Esconde contorno da terra
K fecha a janela da cidade/localização
R Inverte cores
Esc Fecha janela
Q Sair


Restrições de uso

Não está traduzido para o português. É necessário um conhecimento intermediário sobre Linux para instalar o programa, pois não está disponível para gerenciadores de pacotes.

Lampbulb.png Sugestões de Atividades - Lugares pelo Mundo

Objetivos

  • Localizar cidades
  • Aprender sobre determinado local

Procedimentos

Distribua os alunos em pequenos grupos em frente aos computadores e peça que localizem alguns locais utilizando o programa Xrmap, e escrevam sua localização geográfica (latitude e longitude). Depois oriente-os a escolher uma localidade no mapa e pesquisar sobre ela. O programa já fornece várias informações, porém não o suficiente. Os alunos devem pesquisar mais sobre o local, de preferência na internet. Devem constar na pesquisa informações como: o nome do local, o estado onde se localiza, país e continente, cidades próximas a ela, idioma, número de habitantes, ilustrações do local, características, clima... Os alunos deverão então entregar um trabalho escrito e apresentá-lo ao grupo.

Avaliação

Avalie o trabalho em grupo, as atividades realizadas e o empenho disponibilizado. A partir desta atividade pode-se dar início a diversos conteúdos da geografia. O Xrmap é um programa muito completo. As pesquisas podem se prolongar até estudar relevo, clima. vegetação, história. Pode-se escolher um dos locais pesquisados por um grupo e a turma toda estudá-lo.

Outra sugestão

O professor também pode utilizar este programa pra demontrar algum conteúdo e dar explicações. Ligando o computador a um projetor ou televisão, onde todos os alunos possam visualizar o programa ao mesmo tempo.

Tecnicos.png Dados Técnicos
Onde obter o software: Site do Projeto
Licença: GPL.
Tradução: Não disponível em português do Brasil
Plataformas disponíveis:
Pacote debian:xrmap, xrmap-common, xrmap-hymns, xrmap-anthems, xrmap-factbook, xrmap-flags-xpm, xrmap-earthdata-low (debian etch, não oficiais)
Dependências debian: libbz2-dev x-dev libx11-dev libxpm-dev libpng12-dev libjpeg62-dev
Outras dependências(*): arquivos adicionais em ftp://ftp.ac-grenoble.fr/ge/geosciences/xrmap/data

(*) Para o caso de instalar sem pacotes debian