Tux Paint

De CLASSE - Classificação de Software Educacional Livre
Ir para: navegação, pesquisa

O Tux Paint pode ser explorado na disciplina Educação Artística e também em outras, para elaborar desenhos e ilustrações dos mais diversos conteúdos.

Telas do programa

Exemplo de Atividade
Exemplo de Atividade
Exemplo de Atividade

Faixa escolar (Brasil)

Este tipo de software pode ser usado na Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Metodologia de ensino

Características adequadas a uma proposta de educação mais construtivista.

Utilização

Tux Paint é um programa de desenho para crianças. Ele possui uma interface simples com área de desenho de tamanho fixo, e diversas ferramentas de uso muito acessível para as crianças. Possui ainda tarjas explicativas para orientação.

Os Programas de Desenho e Pintura, desenvolvem a criatividade e imaginação infantil. Permitem desenhar, colorir, construir formas, ambientes conhecidos, são muito bem aceitos e tem grande valor educativo e alta capacidade de entretenimento.

Restrições de uso

Nenhuma relatada.

Lampbulb.pngSugestões de Atividades - Desenhando como Jean Miró

Objetivos

  • Conhecer um pouco do artista Jean Miró e do movimento surrealista,
  • Analisar obras de Jean Miró,
  • Elaborar desenho com o Tux Paint inspiradas no artista.
  • Possibilitar que os alunos tenham contato com obras de arte e percebam que o desenho não precisa ser uma cópia da realidade, mas o reflexo das sensações que ela causa.

Procedimentos

Distribua aos alunos obras de Jean Miró, como O Carnaval do Arlequim ( 1924/25), Personagens Invertidos ( 1949 ), Camponeses Catalães, A Paisagem Catalã, Mulheres na noite, Maternidade e Cão latindo para a lua. Peça que cada grupo analise uma obra do autor, pedindo que cada aluno descreva o que está vendo nela, quais são as cores, os traços suas características e as sensações que esta pintura provoca. Depois pesquise com eles na internet quem foi Jean Miró, e o que foi o movimento surrealista do qual fez parte. Dica: veja este site: Projeto Jean Miró.

O próximo passo agora é pedir que os alunos desenhem no Tux Paint de forma surrealista. Uma boa técnica para isso é o “Desenho Cego”, onde o aluno rabisca com o lápis de olhos fechados e depois preenche com cores identificando formas. Peça que fujam de desenhos estereotipados e formas tradicionais.

Avaliação

Veja se os alunos gostaram da atividade, se gostam de desenhar e qual a opinião deles sobre as obras pesquisadas. Avalie se o olhar deles sobre arte se amplia com este trabalho e motive-os a se expressar mais graficamente. Avalie o interesse deles na realização da atividade. Se a experiência for positiva, pesquise mais autores com eles.

Tecnicos.png Dados Técnicos
Onde obter o software: Site do Projeto
Licença: GPL.
Tradução: Disponível em português do Brasil
Plataformas disponíveis: GNU/Linux, Windows
Pacote debian: tuxpaint, tuxpaint-config, tuxpaint-stamps