Tux Paint

De CLASSE - Classificação de Software Educacional Livre
Ir para: navegação, pesquisa

O Tux Paint pode ser explorado na disciplina Educação Artística e também em outras, para elaborar desenhos e ilustrações dos mais diversos conteúdos.

Índice

Telas do programa

Exemplo de Atividade
Exemplo de Atividade
Exemplo de Atividade

Faixa escolar (Brasil)

Este tipo de software pode ser usado na Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Metodologia de ensino

Características adequadas a uma proposta de educação mais construtivista.

Utilização

Tux Paint é um programa de desenho para crianças. Ele possui uma interface simples com área de desenho de tamanho fixo, e diversas ferramentas de uso muito acessível para as crianças. Possui ainda tarjas explicativas para orientação.

Os Programas de Desenho e Pintura, desenvolvem a criatividade e imaginação infantil. Permitem desenhar, colorir, construir formas, ambientes conhecidos, são muito bem aceitos e tem grande valor educativo e alta capacidade de entretenimento.

Restrições de uso

Nenhuma relatada.

Lampbulb.pngSugestões de Atividades - Desenhando como Jean Miró

Objetivos

  • Conhecer um pouco do artista Jean Miró e do movimento surrealista,
  • Analisar obras de Jean Miró,
  • Elaborar desenho com o Tux Paint inspiradas no artista.
  • Possibilitar que os alunos tenham contato com obras de arte e percebam que o desenho não precisa ser uma cópia da realidade, mas o reflexo das sensações que ela causa.

Procedimentos

Distribua aos alunos obras de Jean Miró, como O Carnaval do Arlequim ( 1924/25), Personagens Invertidos ( 1949 ), Camponeses Catalães, A Paisagem Catalã, Mulheres na noite, Maternidade e Cão latindo para a lua. Peça que cada grupo analise uma obra do autor, pedindo que cada aluno descreva o que está vendo nela, quais são as cores, os traços suas características e as sensações que esta pintura provoca. Depois pesquise com eles na internet quem foi Jean Miró, e o que foi o movimento surrealista do qual fez parte. Dica: veja este site: Projeto Jean Miró.

O próximo passo agora é pedir que os alunos desenhem no Tux Paint de forma surrealista. Uma boa técnica para isso é o “Desenho Cego”, onde o aluno rabisca com o lápis de olhos fechados e depois preenche com cores identificando formas. Peça que fujam de desenhos estereotipados e formas tradicionais.

Avaliação

Veja se os alunos gostaram da atividade, se gostam de desenhar e qual a opinião deles sobre as obras pesquisadas. Avalie se o olhar deles sobre arte se amplia com este trabalho e motive-os a se expressar mais graficamente. Avalie o interesse deles na realização da atividade. Se a experiência for positiva, pesquise mais autores com eles.

Tecnicos.png Dados Técnicos
Onde obter o software: Site do Projeto
Licença: GPL.
Tradução: Disponível em português do Brasil
Plataformas disponíveis: GNU/Linux, Windows
Pacote debian: tuxpaint, tuxpaint-config, tuxpaint-stamps

Disponível em "http://classe.geness.ufsc.br/index.php?title=Tux_Paint&oldid=3771"
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas