Sunclock

De CLASSE - Classificação de Software Educacional Livre
Ir para: navegação, pesquisa
Exemplo de Atividade

Este aplicativo é mais do que um simples relógio, ele mostra a hora local, apresenta um mapa da terra e mostra as áreas que estão iluminadas pelo sole as áreas escuras. Recomendado para a disciplina Geografia.

Faixa escolar (Brasil)

Indicado para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Metodologia de ensino

O programa é mais um banco de dados, onde o aluno consulta as informações de seu interesse.

Utilização

Este progrma mostra a incidência de iluminação solar sobre a terra, os fuso-horários, as distâncias entre algumas cidades, suas latitudes e longitudes. Mostra a posição do sol e da lua e sua locomoção. O menu pode ser acessado com um clique no botão esquerdo do mouse. Os comando são representados por letras, porém ao passar como cursor por cima estes aparecem por extenso. Não é uma interface tão simples de usar. Clicando no ícone !, aparecem no mapa pontos que representam cidades e então clicando sobre eles, pode-se ver a sua localização (latitude e longitude) e sua hora local neste momento. Pode ser usado para ilustrar as aulas de geografia pois mostra com clareza o movimento da terra em relação ao sol e suas consequências.

  • Manual de utilização: No programa, clicando sobre o ícone H (em inglês).
  • Comandos do teclado

Restrições de uso

O programa não está traduzido para o português e não permite configurações.

Lampbulb.pngSugestões de Atividades com o Sunclock - Trabalhando com fuso-horário

Objetivos

  • Treinar contagens de fuso-horário.
  • identificar localidades
  • Reconhecer as linhas que marcam os fusos

Procedimentos

Ao abrir o programa, clique no botão esquerdo do mouse e em seguida, na tecla W. Neste novo mapa que abrirá, você pode fazer modificações. Clique em M para que apareçam os meridianos e em U para ver os nomes das cidades demarcadas. Distribua os alunos em frente aos computadores e peça que localizem alguns locais, que identifiquem as linhas que marcam os fusos, contem quantas linhas existem de uma localidade a outra e, conseqüentemente quantas horas a mais ou a menos estão uma cidade da outra. Veja também no programa SunClock: clique no botão esquerdo do mouse, aparecerá o menu, clique em F->*vmf->timezones.vmf. Este é um mapa das zonas dos fusos-horarios. Para ensinar a direção na qual o sol se move (leste->oeste), e assim, para qual lado se acrescenta ou subtrai as horas, demonstre este movimento clicando na letra O do menu e em seguida em ' .

Avaliação

Peça aos alunos que relatem esta aula e o que aprenderam com ela. Elabore questões direcionadas ao tema para que respondam enquanto utilizam este programa.

Outra sugestão

O professor também pode utilizar este programa pra demontrar algum conteúdo e dar explicações. Ligando o computador a um projetor ou televisão, onde todos os alunos possam visualizar o programa ao mesmo tempo.

Tecnicos.png Dados Técnicos
Onde obter o software: Site do Projeto
Licença: GPL.
Tradução: Não disponível em português do Brasil
Plataformas disponíveis: GNU/Linux
Pacote debian: sunclock