Projeto CLASSE

De CLASSE - Classificação de Software Educacional Livre
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Informações gerais

Embora haja variações de escola para escola dos tópicos ensinados em cada disciplina e série escolar, algumas diretrizes em escala nacional norteiam o planejamento pedagógico de cada instituição. Estas diretrizes estão mencionadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

O CLASSE utiliza essas diretrizes nacionais, somadas a outros critérios de classificação de software fomentados dentro do projeto, como base para relacionar tópicos curriculares com programas (software) educacionais livres que possam servir como instrumento auxiliar no ensino-aprendizagem. O projeto fornece uma lista de programas não exaustiva, boa parte testados e avaliados, como ponto de partida. Nas páginas de cada programa, encontram-se informações técnicas e pedagógicas que visam auxiliar docentes na escolha daqueles que possam auxiliá-lo no ensino dos conteúdos curriculares.

Adicionalmente, o CLASSE desenvolve um CD de demonstração de programas. Para utilizar os softwares classificados pelo CLASSE, você pode também utilizar live-cd ou pegar os programas separadamente conforme apresentado na página de cada programa.


História do projeto

O CLASSE foi fomentado durante o período de 2006/2006 e está sob a responsabilidade do Centro GeNESS. Durante o seu período oficial de execução, entre meados dos anos de 2005 e outubro de 2006, o CLASSE contou com o apoio financeiro do Fundo Regional para a Inovação Digital nas Américas E Caribe (FRIDA). Como resultado do projeto, 28 softwares foram classificados. O conjunto desses softwares classificados pode ser conferido na seção PROGRAMAS da página principal.

Desde aquele período inicial de execução, o projeto está sem fontes de financiamento, fazendo com que novas classificações de software não fossem realizadas, apenas a manutenção básica deste sítio Web. Em tempos mais recentes, no entanto, o CLASSE ensaiou alguns contatos com outros agentes interessados nos temas associados à classificação de programas educativos livres tendo em vista uma junção renovada de esforços para a continuidade de atividades críticas a tais temas de interesse comum, tais como o coletivo SLEducacional. Apesar de seu atual período de hibernação, o Projeto CLASSE mantém renovada sua expectativa de contribuir com iniciativas similares e de receber contribuições externas. Os seguintes tópicos exemplificam de forma não exaustiva algumas dessas possíveis contribuições:

  • Apoio na disseminação de informações atualizadas sobre softwares livres educativos:
    • Dados técnicos (onde encontrá-los, como instalá-los, situação de tradução);
    • Dados pedagógicos (materiais de apoio para sala de aula, documentação de práticas e experiências, etc.);
  • Expansão das atividades e metodologias de avaliação e classificação de programas educativos livres;
  • Apoio a outros sujeitos que trabalham com atividades e objetivos afins aos do CLASSE;
  • Documentação de novos resultados de avaliação de programas tendo como referência locativa este sítio Web do CLASSE.

Sobre direitos autorais

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