Kanagram

De CLASSE - Classificação de Software Educacional Livre
Ir para: navegação, pesquisa
Exemplo de Atividade
O Kanagram (ou KmessedWords) é um jogo de confusão de palavras, indicado para o ensino de Língua Portuguesa ou Língua Estrangeira.

Faixa escolar (Brasil)

Indicado para o Ensino Fundamental I.

Metodologia de ensino

Características adequadas a uma proposta de educação mais construtivista.

Utilização

O jogo apresenta uma palavra com as letras embaralhadas e o aluno precisa descobrir qual é. Ele tem, para isso, quantas chances precisar. O Kanagram possui três níveis de dificuldade e a possibilidade de escolher as palavras utilizadas em cada um deles, podendo assim ir se complexificando a medida em que é jogado. As palavras também podem ser escritas em outro idioma, o que permite seu uso para as disciplinas de língua estrangeira.É um jogo de fácil usabilidade e com muitas possibilidade de adequação .

  • Manual de utilização: Acompanha o programa, acessível no menu Ajuda->Manual do KmessedWords

Restrições de uso

Nenhuma conhecida.

Lampbulb.png Sugestão de Atividade - Desembaralhando letras

Objetivos

  • brincar com as letras aprendendo a formar palavras,
  • familiarizar as crianças com a linguagem escrita,
  • familiarizar as crianças com as letras também no teclado do computador.
  • indicado para a 1ª série

Procedimentos

O primeiro passo para realização de uma atividade utilizando o KmessedWords ou Kanagram com os alunos é a escolha do vocabulário a ser utilizado, por parte do professor. Para configurá-lo acesse na barra de ferramentas o menu Configurações->Dicionário, selecione o nível (Fácil, Médio ou Difícil) e escreva a lista de palavras que deseja utilizar. As palavras podem ser classificadas em diversas listas como animais, objetos, adjetivos, etc. O professor pode ainda dar uma dica que o aluno poderá ver em Hint. Distribua as crianças em grupos em frente aos computadores, apresente o programa a elas e peça que tentem descobrir quais são as palavras que estão na tela.

É importante que as crianças tenham em mãos um jogo de cartas contendo as letras do alfabeto para que possam manuseá-las livremente enquanto tentam adivinhar a palavra que está embaralhada.

Avaliação

O professor deve estar circulando entre os grupos e avaliando os processos de aprendizagem dos alunos e sua interação com o grupo.

PS: Este programa pode ser utilizado tanto na séries iniciais, para crianças que estão sendo alfabetizadas, quanto para o ensino de língua estrangeira.

Tecnicos.png Dados Técnicos
Onde obter o software: Sítio KDEEduSite do Projeto]
Licença: GPL versão 2.
Tradução: Disponível em português do Brasil
Plataformas disponíveis: GNU/Linux
Pacote debian: kanagram
Dependências debian: kdeedu, kde-common