KStars

De CLASSE - Classificação de Software Educacional Livre
Ir para: navegação, pesquisa
Tela inicial
Sistema solar

Este programa é um planetário. Ele apresenta uma precisa representação do céu à noite com estrelas, constelações, grupos de estrelas, nebulosas, galáxias, todos os planetas, o Sol, a Lua, cometas e asteróides da maneira em que se encontram em qualquer hora configurada, de qualquer localidade da terra. Indicado para o ensino de Astronomia e Geografia.

Faixa escolar (Brasil)

É indicado para o Ensino Médio, porém apresenta o sistema solar em movimento que pode ser utilizado para o Ensino fundamental.

Metodologia de ensino

O programa é mais um banco de dados, onde o aluno consulta as informações de seu interesse.

Utilização

Com o Kstars, pode-se facilmente identificar objetos, e rastrear seus movimentos pelo céu. O programa possui inúmeras possibilidades, mesmo com a interface simples, limpa e divertida de se usar. Além de um simulador, sua tela fornece uma interface para inúmeras ferramentas, onde você pode aprender mais sobre astronomia e sobre o céu noturno. Existe um menu de contexto para cada objeto exibido, que mostra informações e ações específicas do objeto e estes fornecem links para páginas web informativas, além de imagens tiradas pelo Telescópio Hubble e por outros telescópios ao redor do mundo.

O KStars fornece também em Ferramantas-> Sistema Solar, uma visualização da configuração atual dos planetas principais de nosso sistema solar e sua movimentação ao redor do sol.

Pode ser configurado e apresentar ou ocultar objetos e coordenadas.

É um ótimo instrumento para ilustrar as aulas de geografia, pois permite que se veja com clareza os movimentos dos corpos celestes.

  • Manual de utilização: Acompanha o programa, acessível no menu Ajuda->Manual do KStars

Restrições de uso

Muitos recursos estão além dos conteúdos estudados no Ensino Médio.

Lampbulb.png Sugestões de Atividades - Estudando o Sistema Solar

Objetivos

  • Perceber como estão organizados os movimentos dos planetas, como se dá a rotação destes ao redor do sol e os tempos

que levam para dar uma volta.

Procedimentos

Divida os alunos em grupos em frente aos computadores e peça a eles que a partir do programa Kstars, acessem no menu Ferramentas-> Sistema Solar. Este, abrirá uma tela com uma simulação do sistema solar. Oriente o trabalho lhes entregando um formulário com perguntas. Por exemplo: Peça aos alunos que observem-na e identifiquem a ordem em que se encontram os planetas. O que acontece com o planeta Terra em um ano? Quanto tempo Marte leva para dar uma volta em torno do sol ? Quanto tempo Plutão leva para dar uma volta em torno do sol ? Em quais meses do ano a Terra fica mais próxima e mais distante do sol? Etc...

Avaliação

Os alunos deverão através da observação dos movimentos dos corpos celestes, perceber como se dão estas rotações, o que significa um ano e outros conteúdos. Deverá ser avaliado também a participação/comprometimento dos alunos para com o grupo.

Outra sugestão

O professor também pode utilizar este programa pra demontrar algum conteúdo e dar explicações. Ligando o computador a um projetor ou televisão, onde todos os alunos possam visualizar o programa ao mesmo tempo.

Tecnicos.png Dados Técnicos
Onde obter o software: Sítio KDEEdu
Licença: GPL.
Tradução: Disponível em português do Brasil
Plataformas disponíveis: GNU/Linux
Pacote debian: kstars