JClic

De CLASSE - Classificação de Software Educacional Livre
Ir para: navegação, pesquisa

O JClic é uma ferramenta para criação da atividades didádicas, onde o professor cria suas atividades baseando-se em pré-formatos como quebra-cabeças, jogos da memória, de completar palavras, de relacionar palavras e figuras, e outros, inserindo seu próprio conteúdo. É possível criar sequência de atividades, com a possibilidade de configuração de ordem, tempo, contagem de erros e geracão de relatório.

Uma outra característica importante é a possibilidade de compartilhamento e obtenção da novas atividades - a priori, gratuitamente (o projeto recomenda o uso de licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial Compartilhamento, versão 2.5, que não implica ganhos comerciais com as atividades) - através do site do projeto.

Metodologia de ensino

Apresenta boa base para o construtivismo na criação das atividades pelos próprios professores.

Telas do programa

Quebra-cabeca
Completar palavras
Caca-palavras

Utilização

Existem duas atividades distintas no JClic: a construção de atividades e a utilização destas.

  • Utilização

O programa não acompanha atividades na instalação, mas se pode obtê-las no site do projeto, como no seguinte exemplo:

Acesse a seção de buscas de atividades, e como filtro de busca, escolha português como idioma. Nos resultados, escolha "Ortografia quero aprender!", na página da atividade, clique na opcão "Inslalarlo en el ordenador". A instação é bastante simples, sendo a mesma para Windows, Linux e outros sistemas operacionais, basta ir clicando nos botões equivalentes a "continue".

Após a instalação, a atividade iniciará automaticamente (veja imagens nesta página).

  • Construção

( a fazer)


Lampbulb.png Sugestões de Atividades

A preencher.

Restrições de uso

  • Apesar de permitir a criação de atividades em português do Brasil, o software está traduzido para português de Portugal.
  • O site do projeto está em espanhol (ou inglês), não há versão em português.
  • O software não vem com atividades pré-instaladas, é preciso "um passo a mais" para vê-lo em funcionamento.
  • A criacão de novas atividades exige nível de desenvoltura com a informática que, em alguns casos, pode ser restritivo. Ainda assim, é possível encontrar na seção de cursos sobre JClic alguns materiais em espanhol (e.g., este material desenvolvido por um núcleo de Educação da Catalunha sobre como criar atividades criativas no JClic, este material com animações em Flash sobre o JClic e estas vídeo-aulas desenvolvidas por um professor espanhol, além de outros materiais em outros idiomas) que podem ser úteis aos que desejam experimentar e ou aprofundar-se na ferramenta com algum conhecimento de espanhol (ou outro idioma estrangeiro) ou sem tantas restrições de compreensão (basicamente, compreensão textual) em outros idiomas, sobretudo o espanhol.


Tecnicos.png Dados Técnicos
Onde obter o software: Site do Projeto
Manual de instalação
Licença: GPL.
Tradução: disponível em português (Portugal)
Plataformas disponíveis: GNU/Linux, Windows, Mac OS
Dependência: necessita Java (vide item "Manual de instalação" acima)