GPeriodic

De CLASSE - Classificação de Software Educacional Livre
Ir para: navegação, pesquisa
Exemplo de Atividade

O programa apresenta a tabela periódica, com 118 elementos químicos e informações sobre cada um deles. Indicado para consultas no ensino da disciplina Química.

Faixa Escolar (Brasil)

Indicado para o Ensino Médio.

Metodologia de ensino

O programa é mais um banco de dados, onde o aluno consulta as informações de seu interesse.

Utilização

O programa possui uma tabela periódica, colorida de acordo com as características dos elementos que a compõem. Basta o usuário clicar com o botão direito do mouse no elemento que o interessa que abre-se uma janela contendo suas propriedades e dados.

Restrições de Uso

Não está traduzido para o português.


Lampbulb.pngSugestões de Atividades - Estudando a Tabela Periódica

Objetivos

  • Apresentar aos alunos a tabela, o que ela representa e como foi concebida

Procedimentos

Distribua os alunos em frente aos computadores e peça que analisem a tabela Periódica no programa Kalzium e no programa GPeriodic. Explique a eles o que é a tabela e um pouco de sua história. Ensine-os a legenda, explique sobre as famílias e os períodos. Consulte:Tabela Periódica. Depois elabore um questionário sobre a tabela: Peça aos alunos que contem quantos elementos ela tem hoje e depois em 1800 e em 1900. Quantos elementos são gasosos, líquidos ou sólidos a temperatura ambiente? Quantas famílias possui? Por que estão colocados nesta ordem? Existem diferenças entre as duas tabelas? Quais? Você ainda pode explorar alguns elementos, etc.

Avaliação

O professor deve pedir aos alunos um trabalho escrito que inclua pesquisa bibliográfica, desenho e análise da Tabela. Deve além de avaliar este trabalho escrito, também o processo de aprendizagem durante as aulas, com os softwares, a relação do grupo e apresentação.

Outra sugestão

O professor também pode utilizar este programa pra demontrar algum conteúdo e dar explicações. Ligando o computador a um projetor ou televisão, onde todos os alunos possam visualizar o programa ao mesmo tempo.

Tecnicos.png Dados Técnicos
Onde obter o software: Site do Projeto
Licença: GPL.
Tradução: não disponível em português do Brasil
Plataformas disponíveis: GNU/Linux
Pacote debian: gperiodic