GCompris

De CLASSE - Classificação de Software Educacional Livre
Ir para: navegação, pesquisa

O GCompris é conjunto de aplicativos interdisciplinar que pode ser utilizado nas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Geografia.

Telas do Programa

Exemplo de Atividade
Exemplo de Atividade
Exemplo de Atividade


Exemplo de Atividade
Exemplo de Atividade
Exemplo de Atividade

Faixa escolar (Brasil)

Indicado para a educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental.

Utilização

O programa apresenta inúmeras possibilidades, desde jogos de entretenimento até exercícios matemáticos. Trabalha também a coordenação motora e exercícios de lógica e raciocínio. Basta clicar nos ícones e jogar. Todos os jogos apresentam instruções. As atividades são lúdicas e, ao mesmo tempo pedagógicas, ao todo, são mais de 60:

  • descoberta do computador: teclado, mouse, os movimentos do mouse,...
  • matemáticas: revisão das mesas, recenseamento, as mesas à dupla entrada, simetria,...
  • ciências: a comporta, o ciclo da água, o submarino,...
  • geografia: colocar os países sobre um mapa
  • jogos: quebra cabeças, xadrez, memória,...
  • leitura: exercício de treino à leitura
  • outro: leitura da hora, pinturas famosas sob a forma de puzzle, desenho vetorial,...


Restrições de uso

Até a versão 8.2, o programa não está traduzido para o português do Brasil (pt_BR). A tradução completa está disponível apenas para as versões 8.2.1 em diante.

Por possuir inúmeras possibilidades, as crianças, muitas vezes, ficam querendo ver todos os jogos sem se fixar em nenhum. É preciso orientá-las para quais atividades devem fazer, se o professor tiver o intuito de explorar algum conteúdo.

Existem alguns erros (bugs) no jogo de completar palavras.

Tecnicos.png Dados Técnicos
Onde obter o software: Site oficial (em português)
Licença: GPL.
Tradução: Disponível em português do Brasil
Plataformas disponíveis: GNU/Linux e Windows
Pacote debian: gcompris

Veja também

Lampbulb.pngSugestões de Atividades com Gcompris

O programa GCompris pode ser utilizado em atividades de diversas disciplinas e séries, desde a educação infantil até a quarta série. Para jogá-los é muito simples, todos os jogos vêm com instruções fáceis de entender. Pode-se direcionar atividades de acordo com um objetivo específico ou deixar a criança livre para navegar pelo programa e aprender os jogos que achar mais interessantes, desenvolvendo assim a capacidade de escolha e aprendizagem.

Atividades para a educação infantil

Matemática

Para a Educação infantil existem jogos de identificação e contagem de números. Clicando na calculadora, abre uma tela onde estão os jogos de matemática. A bandeja é um jogo em que o aluno deve classificar os ítens (frutas) para depois contá-los. O helicóptero é um jogo em que o aluno deve pegar os números em sequência (de 1 a 10) guiando este veículo. O Tux pescando, o aluno deve contar quantos blocos de gelo o Tux deve pular para alcançar o peixe.

Leitura e escrita

Estão no quarto ícone da primeira tela, o livrinho. São atividades de ouvir o som e encontrar a letra, podem ser muito úteis para as crianças treinar e habituar-se com as letras.

Atividades para a Primeira Série

Matemática

São indicados os jogos em que os dados ou balões estão caindo e o aluno precisa digitar a soma dos números destes antes que eles cheguem ao chão.

Leitura e escrita

ligar a palavra a sua imagem, completar palavras, e treinar a leiura identificando se uma dada palavra está em uma lista.

Atividades para a segunda série

Matemática

No primeiro ícone desta tela, a calculadora, estão atividades de soma, subtração e multiplicação em que o programa faz uma pergunta e o aluno insere um resultado. Jogos que envolvem soma: A balança onde está dado um valor de um lado e o aluno precisa colocar os pesos correspondentes do outro. O tiro ao alvo, o aluno atira e soma quantos pontos fez de acordo com os seus acertos.

Atividades para a terceira série

Matemática

No primeiro ícone desta tela, a calculadora, estão atividades de soma, subtração e multiplicação em que o programa faz uma pergunta e o aluno insere um resultado. Existe um jogo chamado Comilão em que o aluno deve comer as operações que resultem num determinado número. Ele possui vários níveis: operações de soma, subtração, multiplicação...

Ciências

Uma atividade que pode ser usada para esta disciplina está em Experiências e é sobre o ciclo da água. O Tux quer tomar banho e não tem água. Então a criança precisa clicar no sol para que a água evapore, depois na nuvem para chover, no sistema de bombeamento de água, e aí, assim que a água chegar, abrir o chuveiro para o Tux. Em seguida deve clicar no sistema de tratamento.

Atividades para a quarta série em diante

Matemática

Para a quarta série também é indicado o jogo comilão, porém a partir do nível da multiplicação, números primos e fatoração. O leão, dá um resutado e pergunta ao aluno que operação ou quais operações são necessárias para se chegar a ele. Também jogos que envolvem soma com dinheiro, a cédula ou a cédula com a moeda que inclui também os centavos.

Educação Artística

Na primeira tela, clique no primeiro ícone (Jogos de tabela). Depois na tela que se abrir, clique na Monalisa e abrirá um jogo do tipo quebra-cabeças com obras famosas, indicando seu título, autor e ano. Este jogo pode ser usado para ajudar os alunos a conhecer, identificar as obras e classificá-las de acordo com o movimento do qual fazem parte.

Outros jogos que também podem ser utilizados nesta disciplina estão no ícone Entretenimento e são editores de desenhos, incluindo entre eles o Tux Paint. (Veja: Sugestões de Atividades com o Tux Paint:)

Atividades de geografia

No Ícone Entretenimento, abre-se uma tela onde há um ícone que é o globo terrestre. Neste está um jogo do tipo quebra-cabeças onde o aluno coloca os continentes nos seus lugares até formar o mapa-mundi. Nos próximos níveis deste jogo forma-se a América do Norte, a América do Sul,o Oeste e o Leste da Europa, o Norte da África e as regiões da França. É um progarama muito interessante para que o aluno conheça cada continente e a localização de cada país, montando um jogo divertido.

Atividades com o computador

Estão no quinto ítem, o computador. Algumas servem para treinar a digitação e outras o uso do mouse. Por exemplo: Digitar uma letra ou palavra antes que ela caia, clicar em determinados objetos com o mouse, treinara arrastar/soltar... Indicadas para crianças que não tem acesso a computadores e estão iniciando atividades com estes, independente da idade.